Prevenção é a melhor saída.


prevenção, intervenção, recuperação e reinserção social ao uso indevido do álcool e outras drogas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

oficina de Texto

O REI E A FÉ
(Colaboração profª Dora – Jandaia do Sul).

Objetivo – Esta aula tem por objetivo, mostrar o valor da crença e da fé neste ser Transcendente que nunca nos abandona, por mais difícil que seja a situação vivencial de nosso cotidiano.

Certa vez, um rei foi caçar com um súdito que tinha muita fé e um imenso amor por  Deus.
Este súdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso e tudo o que Ele fazia era correto.
Durante a caçada foram surpreendidos por um animal feroz, que atacou o rei. O rei logo gritou  ao súdito que pedisse ao seu Deus que o salvasse, apesar de sua incredibilidade. Eis, que a vida do rei foi salva, porém a fera comeu-lhe um dedo. O rei ficou furioso e mandou prendê-lo por trinta dias na masmorra. Novamente, o rei foi caçar, perdendo-se na mata e deparou-se com uma tribo de canibais, que o aprisionou para devorá-lo. Ao passar pela apreciação da hierarquia da tribo, perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo. Então soltaram-no. Ao chegar no palácio, foi logo solto o súdito que muito feliz, repetiu como sempre:  - Meus Deus é maravilhoso e tudo o que ele faz é correto.
O Rei perguntou: - Se o seu Deus é tão maravilhoso e correto, porque ele permitiu que eu o prendesse? – Meu rei, se eu não estivesse preso, eu estaria com o senhor na caçada, e como eu tenho o corpo perfeito, a quem os canibais devorariam?


1.    Na sua opinião, em que momento o rei valorizou a fé do seu súdito?
2.    Na sua opinião, pode-se identificar no texto a manifestação do sagrado? Que situação é essa?
3.    O que o rei entendeu como manifestação do sagrado, pode ser explicado de outra forma? Qual?
4.    Em que momentos você pensa num ser superior?
5.    Quem nesse texto vivencia sua fé?


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página