Prevenção é a melhor saída.


prevenção, intervenção, recuperação e reinserção social ao uso indevido do álcool e outras drogas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Oficina de Texto – Ensino Religioso



O PAÍS DE EVILATH – (Luís Fernando Emediato)

            No princípio era tudo escuro, vão e vazio. As trevas cobriam a face do abismo, e eu era muito criança para entender as coisas. Mas, ainda assim, eu percebia que nosso pai não era um homem comum. Ele chegava e saía como se fosse o vento, as águas, o fogo ou o próprio Deus em busca de um sentido para a sua existência.
            Mas pouco a pouco nós fomos crescendo e começamos a entender tudo. Nosso pai procurava o que todos nós haveremos de procurar um dia, se quisermos provar a nós mesmos que estamos vivos. E naquele tempo, como ainda hoje, ele procurava o país de Evilath, onde nasce ouro e todas as pessoas são certamente felizes.
          À noite, sem sono, eu sonhava acordado com esse país estranho. Em Evilath todas as pessoas eram boas e perfeitas. Talvez se comunicassem por sorrisos, quem sabe se beijassem na testa, para dizer bom dia ou boa tarde, quem sabe não houvesse mendigos, nem fome, nem escuridão. Evilath, dizia papai com os olhos brilhando, era um país amplo e largo.
            Às vezes, eu pensava que esse lugar só podia existir na imaginação de papai, mas mesmo assim gostava de fechar os olhos e imaginar todos nós naquele país por onde passava um rio chamado Fison. Era o país do nosso pai, e eu gostava dele.

COMPREENDENDO O TEXTO.

1. “No princípio era tudo escuro, vão e vazio. As trevas cobriam a face do abismo...”

a). Dê um sinônimo para: princípio...começo/início.... trevas......escuridão absoluta..

b) Esse trecho lembra o início de um livro muito importante para a humanidade.
Cite o livro.


2).  O que fazia de Evilath um país estranho?

3) Que tipo de sociedade caracteriza Evilath? Há alguma semelhança com a sociedade em que vivemos? Justifique sua resposta.

4.O Brasil infelizmente ao é Evilath. O que em sua opinião, deve acontecer para que o Brasil se torne esse país?


5) Você se considera feliz? O que é necessário para que uma pessoa se sinta feliz? Faça um quadro  aquilo que o faz feliz e aquilo que o faz infeliz na vida.

6). “Às vezes, eu pensava que esse lugar só podia existir na imaginação de papai, mas mesmo assim gostava de fechar os olhos e imaginar.”
Imagine , um lugar em que todas as pessoas sejam felizes. Escreva, um texto contando como é esse lugar. Invente um título para o seu texto.


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página