Prevenção é a melhor saída.


prevenção, intervenção, recuperação e reinserção social ao uso indevido do álcool e outras drogas.

domingo, 1 de agosto de 2010

Espiritualidade e drogas, como é isso?

A base fundamental do trabalho realizado na Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis, é a espiritualidade. Fazemos o trabalho com orientação católica, mas não há na comunidade nenhum tipo de distinção religiosa; qualquer pessoa de qualquer religião ou que nem tenha uma pode ser interno. Queremos dizer que na maioria dos casos o recuperando tem muito pouca ou nenhuma orientação espiritual, e talvez seja isso que falte em sua vida, para ele se encontrar ou descobrir qual sua função no mundo.

Porém, a espiritualidade que é a base fundamental da CTSFA é feita com moderação, tentamos evitar ao máximo o fanatismo religioso, tão perigoso quanto qualquer vicio, veja: “Dois homens subiram ao templo para orar, um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé orava assim consigo mesmo: Ó Deus te dou graças porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano, jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus tem piedade de mim, pois sou pecador! Digo-vos este saiu justificado para sua casa, e o outro não, pois todo aquele que se elevar será humilhado e todo aquele que se humilhar será elevado.” Ao dizer estas sabias Palavras nosso mestre Jesus, nos ensina que ninguém é melhor que ninguém, que somos todos iguais perante Deus, não importando raça, crença, orientação sexual, poder econômico, nível cultural, profissão, etc. isso nos mostramos lá na fazendinha.

Portanto, todos têm os mesmos deveres e obrigações e todos comem a mesma coisa seja rico ou pobre, analfabeto ou com curso superior, não importa, será tratado da mesma forma, embora a sociedade faça esse tipo de distinção, ou seja, rotula as pessoas, nós mostramos que é possível convivermos em harmonia desde que não nós julguemos melhores que ninguém.

“Amai o próximo, como ama a si mesmo” o que Jesus quis nos dizer: não faça a ninguém o que você não gostaria que fizessem com você, enquanto estudiosos, filósofos e pensadores do mundo inteiro debatem, discutem e tentam encontrar soluções para acabar com os problemas mundiais (fome, violência, drogas, etc); Jesus já deu a solução faz tempo, basta as pessoas começarem a pensar no outro em vez de apenas em si mesmo (não haveria violência, adultérios, abortos, mal tratos, homicídios, fome, etc...). Isso se chama caridade, muita gente se vangloria depois de dar uma esmola a alguém necessitado, mas a caridade é muito além disso, a caridade é se doar ao outro, mesmo que não o conheça, quantas pessoas abririam mão de um prazer ou desejo pessoal, para ajudar alguém, você que esta lendo essa mensagem, conhece quantas pessoas assim?

É essa mensagem espiritual que tentamos passar lá na fazendinha, é certo que nem todos a seguirão, nem todos conseguirão se recuperar, nem todos serão exemplos de atitudes, mas os que conseguem seguir essa mensagem são a prova viva da existência de Deus, pois ali foi realizado um milagre.

Um abraço a todos, e que Jesus os conduza a verdadeira caridade humana!!! Carlos Eduardo

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página