Prevenção é a melhor saída.


prevenção, intervenção, recuperação e reinserção social ao uso indevido do álcool e outras drogas.

sábado, 10 de abril de 2010

Qual o tratamento ideal?


Qual o tratamento ideal?

Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade nos dias atuais, é sem duvida o crescente comercio de drogas ilegais, principalmente o crack, e se o comércio está crescendo é porque o número de usuários é cada dia maior, e a tendência é que continue aumentando, pois as famílias cada vez mais estão sem estruturada e sem nenhuma capacidade de educar os filhos, cada vez mais as famílias querem que seus filhos sejam educados pelos professores escolares, pelos policiais ou pelo governo, mas esquecem é que são eles pais e mães que tem a missão de educar os filhos. Então o que fazer?

Realmente essa é uma situação muito delicada e um problema de difícil solução, os usuários de crack são na maioria menores de idade, como uma pedra de crack tem duração de cerca de 3 minutos e custa na faixa de R$ 10,00, não tem como a pessoa sustentar o vício, como o viciado precisa da droga igual uma pessoa normal precisa de comida, ele vai roubar para manter o vício, ai além de um problema social cria-se um problema policial, prender então os usuários resolveria o problema? Definitivamente não, o sistema prisional foi criado com o intuito de reabilitar a pessoa condenada por um delito, mas ocorre o contrário, os presídios atualmente são uma verdadeira escola do crime, prende-se um adolescente de 18 anos que roubou um vidro de desodorante para comprar crack, quando ele sair da Cadeia ou do Presídio estará escolado a cometer crimes, assalto a mão armada, até seqüestro e homicídio; a única solução é o dependente procurar um tratamento, mas só vai funcionar se a iniciativa partir dele mesmo, se ele mostrar vontade e com a ajuda certa certamente sairá desse buraco.

Qual o tratamento ideal? Essa é uma pergunta de difícil resposta, pois cada pessoa tem um tipo de personalidade, mas não vejo com bons olhos tratamentos a base de calmantes e antidepressivos para viciados em drogas e álcool, pois definitivamente não se cura drogas com drogas. Uma Comunidade terapêutica seria o ideal? Em muitos casos sim, eu mesmo tentei por QUATRO ANOS todas as formas de tratamento

(principalmente a base de calmantes e antidepressivos e isso só agravou meu problema ) e só consegui depois de passar 09 meses em uma fazendinha de recuperação, conheci pessoas que fumaram crack por 15 anos e conseguiram parar, gente que bebeu cachaça por 40 anos e conseguiu parar, mas por outro lado vi pessoas com pouco tempo de consumo que não conseguiram, talvez esses que não conseguiram precisassem de algo a mais ou mais tempo, e vou ser bem sincero o futuro para um dependente de álcool, de crack ou de outra droga qualquer que não procurar ajuda para sair dessa é cadeia, suicídio ou cama de hospital.

Mas o que nós da Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis queremos, desejamos e rezamos por isso, é que o dependente abandone o vício não importando se com a nossa ajuda, ou com a do A.A ou do N.A, ou de um psicólogo ou um psiquiatra, queremos e desejamos sobriedade a todos, por fim se você entrou nesse buraco, procure um tratamento, qualquer um, procure ajuda e pode ter certeza de que torceremos por você.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página