Prevenção é a melhor saída.


prevenção, intervenção, recuperação e reinserção social ao uso indevido do álcool e outras drogas.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lei antitabaco reduz internações por ataque cardíaco

Lei antitabaco reduz internações por ataque cardíaco

nao_fume.jpgLeis que proíbem cigarro em locais públicos diminuem as internações decorrentes de ataques cardíacos. É o que mostra uma revisão de 50 estudos divulgada pela Colaboração Cochrane. O trabalho representa a primeira análise sistemática do efeito das legislações antitabagistas aplicadas em 13 países.

"Isso deveria encorajar outras nações a fazer o mesmo", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo a líder do grupo responsável pela revisão, Cecily Kelleher, da University College Dublin, na Irlanda. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o tabaco seja a segunda maior causa de mortalidade do mundo: 10% dos adultos morrem em decorrência do uso.

A Colaboração Cochrane reúne dados de pesquisas para elaborar revisões sistemáticas que gozam de grande prestígio na comunidade médica. "Estudos assim são muito importantes", aponta a consultora da OMS, Stella Bialous. "Política de saúde séria é feita com evidências científicas: esta revisão deixa claro o consenso sobre o tabaco."

Há grande discrepância na metodologia das pesquisas incluídas na revisão, o que prejudicou a unificação das estatísticas e a apresentação de porcentuais que resumissem todas as conclusões. Mas, para os autores, as evidências são claras: as medidas realmente diminuem a exposição ao fumo passivo no ambiente de trabalho e demais espaços públicos. Profissionais que trabalham em bares e restaurantes são os mais beneficiados.
A revisão da Fundação Cochrane também comprovou que a aprovação - e a obediência - às medidas restritivas cresce depois da sua implementação, apesar de toda a polêmica que costuma anteceder à medida.

BRASIL

Segundo pesquisa do Sindicado dos Hotéis, Bares e Restaurantes de São Paulo mais de 80% dos profissionais da categoria aprovam a lei antifumo em vigor no estado desde agosto de 2009. No Brasil, além de São Paulo, o Rio e o Paraná proíbem o fumo em locais públicos. No Senado, há um Projeto de Lei (PL n.º 315/08, do senador Tião Vianna) que estende a proibição a todo o País.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página